terça-feira, 30 de agosto de 2011

Imagem da Semana



Patrulhamento aéreo contra o desmatamento em Marau e na Região




Durante toda tarde de ontem, a Rádio Uirapuru acompanhou uma operação desencadeada pelo IBAMA, DEFAP e Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Com o objetivo de prevenir o desmatamento, um helicóptero cedido pelo IBAMA de Brasília está sendo utilizado para o patrulhamento. O repórter Marcos Thiago, a bordo na tarde de ontem, pode verificar o registro de inúmeras ocorrências.

 Conforme o Sargento Eldecir Simor, aproximadamente 30 pontos de danos ao meio ambiente foram identificados, durante a fiscalização que ocorreu em toda a região. Simor disse que a operação deve seguir até quarta-feira. Por terra, um grupo de soldados seguia as coordenadas dos locais identificados. Também foram flagrados na região de Casca, vários pontos de mineração ilegal. Outra situação verificada foi o envaletamento de banhados.

Ao todo, o 1º Batalhão Ambiental atende 30 municípios da região. Como o patrulhamento é realizado por terra, muitas ocorrências de desmatamento não são verificadas devido ao foco principal ser no meio da mata. Hoje, o patrulhamento deverá ser realizado na região de Carazinho, Soledade e Ibirapuitã.

Fonte: Rádio Uirapuru

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ONU alerta para possível ressurgimento da Gripe Aviária




A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou para um possível ressurgimento da gripe aviária e disse que uma cepa do vírus H5N1 estava se espalhando pela Ásia e outras regiões. A FAO pediu nesta segunda-feira um aumento na vigilância e na preparação dos países para um eventual surto do vírus, que já infectou 565 pessoas desde que apareceu pela primeira vez, em 2003, matando 331 delas.
O vírus foi eliminado da maioria dos 63 países infectados após o pico de 2006, mas desde 2008 o H5N1 tem se expandido geograficamente tanto em criações aviárias como em pássaros silvestres, em parte devido às migrações, de acordo com a FAO. "O afastamento geral das quedas progressivas observadas em 2004-2008 pode significar que haverá uma retomada do H5N1 neste outono e inverno (do hemisfério norte)", disse o chefe de veterinária da FAO, Juan Lubroth, em comunicado.
 
Ele disse que o aparecimento de uma cepa modificada do vírus na China e no Vietnã era uma preocupação, porque aparentemente essa nova forma seria capaz de escapar dos sistemas de defesa das vacinas atuais. A circulação do vírus no Vietnã também representa um risco direto para Camboja, Tailândia e Malásia, além da península coreana e o Japão, disse a FAO. A última morte humana causada pela gripe aviária aconteceu este mês no Camboja, país que já registrou oito infecções humanas este ano, segundo a agência.
Fonte: Notícias Terra

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Devem tomar providências imediatas no morro da Padres Capuchinhos esquina com a Darwin Marosin


                                     21/07/11 10:21h

                                   26/08/11   16:30






              Sempre fui favorável às críticas construtivas, acredito que elas estabelecem uma ligação importante entre questões que muitas vezes não são prioridades. Se analisarmos sob um ângulo minucioso, não existe município da região que não tenha carência em alguma área, como também não deve existir aquele que é o "paraíso". Se acompanharmos na última semana, o trânsito de Marau sofreu algumas modificações, mais especificamente na Rua Duque de Caxias,  que se tornou mão única - o que representa uma boa iniciativa para estruturamos melhor o tráfego de veículos e acompanhar a crescente movimentação pelas ruas adjacentes. 
                Por outro lado, antes mesmo de estabelecerem  a Duque de Caxias como mão única, a Prefeitura Municipal, falo em relação à Secretária de Transportes, já deveria ter pensado em uma solução para o deslizamento de terra, na esquina das Ruas Padres Capuchinhos e Darwin Marosin, que já faz 1 mês e 5 dias. O motivo de levar às redes sociais é pelo simples fato de que estava indo em direção ao meu trabalho e quando vou dobrar a esquina, onde se encontra o dito deslizamento, outro carro vinha no sentido contrário e quase se sucedeu em colisão. Motivo principal: pouca visibilidade e pequeno espaço para manobra na via, devido à grande quantidade de terra que invadiu a pista e ainda ameaça desmoronar mais. Pergunto-te: como pode autorizarem a mão única na Rua Duque de Caxias sendo que o fluxo na Padres Capuchinhos aumentou e o trecho no cume do morro está parcialmente comprometido? Revejam as políticas de infraestrutura e pavimentação, porque acredito que o poder executivo não iria arcar com as consequências dos danos materiais em meu carro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pra descontrair um pouco


CURIOSIDADES...
Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.

(Não parece valer a pena.)


Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.


(Agora sim!)


O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.


(Uau!)


O orgasmo de um porco dura 30 minutos.


(Porque a natureza foi tão generosa logo com o porco?)

Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.

(Ainda não consegui esquecer o porco)


Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.


(Não tente isso em casa; talvez no trabalho!)


O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo.. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.


('Taí a origem do ditado: perde-se a cabeça por um bom ....')


A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.


(Trinta minutos....que porco sortudo! Dá pra imaginar?)


O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.


(O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)


Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.


(Que porco sortudo....qualidade é melhor que quantidade!)


As borboletas sentem o gosto com os pés.


(Isso eu sempre quis saber)


O músculo mais forte do corpo é a língua.


(Hmmmmmmmm...)


Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.


(E se a pessoa for ambidestra?)


Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.


(E é melhor que seja assim!)


A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.


(E alguém foi pago para descobrir isso?!)


O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.


(Conheço gente assim)


Estrelas-do-mar não têm cérebros.


(Conheço gente assim também)


Ursos polares são canhotos.


(Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais)


Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.


(E aquele porco???)


Agora que você já deu pelo menos uma risadinha, é hora de mandar esses fatos malucos para alguém que mereça rir também, ou seja...
TODO MUNDO!



PORCO SORTUDO!!!

A importância de termos um percentual de pessoas desempregadas

              

               A taxa de desemprego nas regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE ficou em 6% em julho. É a menor taxa desde março de 2002. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado, tivemos uma taxa de 6,9 %.
            Já, na cidade de Marau, os reflexos do desemprego não são de fácil percepção, visto que sobram vagas - o que na política de estudo do desemprego não é animador para criar um ambiente próspero economicamente, pelo simples fato de o mercado empresarial ter que se adaptar as condições propostas por essa mão de obra existente. Outro exemplo cabível é quando a inflação está em alta, os produtos caem na lei da oferta e da procura, sendo supervalorizados. Então, imaginem se fossem criados projetos de incentivos para trazer empresas ao município? É claro, seria um projeto inovador e interessante, mas muito antes de projetarmos o cenário econômico local teremos que oferecer benefícios e condições para trazermos mais mão de obra ao município. Estamos no caminho do desenvolvimento, com saldo positivo, porém nunca é demais ter a meta de crescer e, ao mesmo tempo, também visar garantir qualidade de vida à comunidade marauense.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O País dos Penaltis




Erramos ao levantar a bandeira da moralidade em meio aos vergonhosos "penaltis" brasileiros.  Não me refiro somente ao jogo da tal Seleção Brasileira e do mísero Paraguai, ainda lá na Copa América. Faço uma alusão principalmente  aos escândalos que enaltecem o Brasil no cenário internacional. As dimensões do seu território se equiparam aos fartos “pedaços de um porco”, reportagem da Revista Veja do dia 13 de Julho, onde cada sigla partidária detém uma parte, servidos pelo nepotismo e pelo pragmatismo dos partidos em nome do poder. E o tempero não poderia ser outro senão o dinheiro público.
            A necessidade de redescobrirmos o Brasil é imediata, pois estamos perdidos. Se duvidar, erramos gols até sem goleiros. O fato de termos sido eliminados pelo Paraguai nas quartas-de-finais da Copa América, com o detalhe de não acertarmos um chute a gol nos penaltis, serve de contextualização para uma crítica contundente que há tempos já virou tabu nas manchetes de jornais e revistas: os esquemas de corrupção. Corrupção no sentido amplo do termo que foge do significado literal  e envolve até práticas não condenadas pela Lei, refiro-me aos acordos partidários de assumir cargos públicos. Cargos, muitas vezes, criados não pela necessidade, mas pelas promessas políticas. E quem é que paga? Eu. Você. E os impostos cada vez mais extorsivos e os retornos insuficientes. Carência na área da educação, saúde, infraestrutura, transportes, entre tantas outras. Segundo dados da Revista Veja, o Brasil possui o maior número de cargos de confiança dentre os principais países de notória atividades comerciais e  se fossem somados os cargos de confiança dos EUA, da Inglaterra e mais alguns países importantes no panorama internacional faltariam números para equiparar-se.
            É lamentável não haver um apito final nessa falta de ética e responsabilidade social: assim vamos ficar craques em errar penaltis e o chute não terá outra direção a não ser prejudicar o brasileiro. Perdemos do Paraguai, mas bem antes já havíamos perdidos o penalti da honestidade e da vergonha na cara!                 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Revitalização da Av. Júlio Borella




            Dentre algumas questões pertinentes à infraestrutura da cidade de Marau, deparamo-nos com um projeto inovador e, ao mesmo tempo, sofisticado: a revitalização da Avenida Júlio Borella. Em um teatro ou quem sabe até em um circo, os aplausos seriam intermináveis; porém, ao trazermos para a vida real, a plateia fica muda, pois percebemos que o município carece de tantas outras obras que não visam garantir uma paisagem arquitetônica arrojada e sim a necessidade dos marauenses.
            Talvez o grande erro daqueles que têm por obrigação fazer um excelente trabalho no seu mandato não seja a manutenção do que já existe, mas perceber de forma dinâmica o quão se faz importante ter uma visão diferenciada. Acompanhando o trecho desde o Distrito Industrial, refiro-me no sentido de Passo Fundo a Marau, ninguém nunca se perguntou ou imaginou como as pessoas que moram no Loteamento Colinas, se não tiverem carro, fazem para chegar as suas casas quando estão retornando do centro da cidade? Ou não muito longe de lá, para simplesmente ter acesso  às cercanias da Metasa? Tem como retornar caminhando? Existem acessos seguros para pedestres? Por isso, vejo que não existe necessidade imediata de revitalizarmos a Av. Júlio Borella, antes de garantirmos o acesso a lugares tão simples em que os moradores ainda sofrem com o descaso público.
            Esperamos que a plateia da próxima peça de “teatro da vida real” não fique muda e que as cortinas não se fechem casos esses problemas continuem virem a tona. Somos referência em quesitos  sociais e econômicos para o RS, entretanto não podemos deixar a desejar em questões de valor simbólico para garantir a segurança e o bem estar dos munícipes.

sábado, 20 de agosto de 2011

Saúde Pública precária na região

                                                        Imagem ilustrativa

A saúde pública está em situação de necessidade cirúrgica imediata. Os principais centros de referências regionais se encontram abarrotados de pacientes. Estive no hospital São Vicente de Paulo na sexta-feira, dia 19, mais especificamente no setor de emergência e estava um tumulto generalizado. Pessoas na espera. Pacientes chegando. Familiares apavorados pela situação e também ansiosos para receber uma notícia positiva de seu familiar, visto que é de notória preocupação quando o sistema apresenta fragilidades como a superlotação, pois instituição alguma trabalha sob pressão de quantidade visando à qualidade no atendimento, ainda mais quando está tratando do bem mais precioso: a vida humana. Nesse ponto delicado é que vale fazermos um respaldo maior, porque, ao que parece, os necessitados da saúde pública estão sendo tratados como “animais”. Os reflexos negativos no sistema contribuem para que a insatisfação com governos cresça cada vez mais, enquanto existem “Ministros” que roubam milhões que poderiam ser destinados ao SUS e ninguém faz nada.
Em paralelo com as condições de Saúde no município de Marau, percebemos que a cidade carece de projetos inovadores, tendo em vista que o porte de nosso município abrigaria unidades de tratamentos que hoje só estão disponíveis em Passo Fundo, como também seria uma referência para cidades que hoje se obrigam a ir até o Hospital São Vicente de Paulo. Cidades como Vila Maria, Casca, Camargo, Nova Alvorada, Montauri, entre tantas outras no cenário regional criaram dependência com o sistema de saúde de Passo Fundo, tanto em atendimentos emergenciais quanto para exames mais sofisticados. Portanto, podemos se tornar um pólo regional de saúde, apenas faltam pessoas que levem a cabo essa ideia inovadora e interessante.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jovem é ferido com nove facadas em Passo Fundo

                                                              Imagem ilustrativa

18/08/2011

     Vítima teve perfuração do baço e foi atingido no tórax, pescoço e nos braços.
    Um adolescente sofreu uma tentativa de homícidio ao receber nove facadas na tarde desta quinta-feira, em Passo Fundo, no Norte do Estado. A vítima passava pela rua Jorge Barbieux, próximo ao Centro Social Urbano da vila Planaltina, onde foi atacado por outro jovem identificado apenas como Tiaguinho.

    Segundo a Brigada Militar, o adolescente foi atingido com golpes no tórax, pescoço e nos braços. Ele foi socorrido pela Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado às pressas ao Hospital São Vicente de Paulo, onde está em estado grave. A vítima foi submetida a uma cirurgia de emergência. O jovem teve perfuração do baço e, devido à gravidade dos ferimentos, não conseguiu falar sobre os motivos da agressão. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente.

Fonte: Correio do Povo

Os Jovens e as Redes Sociais

              As ondas de revoltas que tomaram conta do cenário internacional nestes últimos meses revela um quadro preocupante e ameaçador para a contemporaneidade: a busca pelo poder, pela igualdade e pela liberdade. Essas palavras-chaves ameaçam a soberania de muitos países que têm questões infraestruturais, sociais e políticas frágeis. Já não bastassem essas mazelas, os olhos estão atentos aos protagonistas desses movimentos violentos: os jovens e as redes sociais.
             No mês passado, a Noruega, país considerado símbolo da paz e de uma cultura prestigiosa pelo 1º lugar no Ranking de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, o qual avalia tanto questões socioeconômicas quanto educacionais, foi alvo de um atentado que morreram 92 pessoas. As principais causas estão sendo esclarecidas, porém já se sabe que o motivo está relacionado aos imigrantes, mais especificamente à aversão aos estrangeiros. Como também, na semana passada, em um chamado de guerra, a Polícia Britânica convocou todo o contingente da segurança pública para conter jovens que se reuniram para depredar e sacar lojas e estabelecimentos comerciais. E o "fogo do ódio" teve como principal fonte energética as redes sociais. Os jovens organizaram o levante através da internet e por meio dela reuniram muitos adolescentes nascidos na Inglaterra, filhos de imigrantes, indignados com o alto poder de consumo de alguns e baixo de outros, fato que deixa claras evidências que uma das causas do terror nas ruas inglesas está vinculado ao consumismo, tendo em vista que Lojas de aparelhos eletrônicos e roupas de marcas como Nike e Adidas foram os principais alvos.
            Por um lado é bom a  juventude mostrar que está atenta às injustiças e tem poder para reivindicar seus direitos, entretanto, deve haver um equilíbrio entre a euforia e o que de fato deve ser questionado. Não sei o porquê ainda não fomos às ruas no Brasil, porque restam motivos para interrogar e faltam respostas para a solução de muitos problemas.