Durante toda tarde de ontem, a Rádio Uirapuru acompanhou uma operação desencadeada pelo IBAMA, DEFAP e Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Com o objetivo de prevenir o desmatamento, um helicóptero cedido pelo IBAMA de Brasília está sendo utilizado para o patrulhamento. O repórter Marcos Thiago, a bordo na tarde de ontem, pode verificar o registro de inúmeras ocorrências.
Conforme o Sargento Eldecir Simor, aproximadamente 30 pontos de danos ao meio ambiente foram identificados, durante a fiscalização que ocorreu em toda a região. Simor disse que a operação deve seguir até quarta-feira. Por terra, um grupo de soldados seguia as coordenadas dos locais identificados. Também foram flagrados na região de Casca, vários pontos de mineração ilegal. Outra situação verificada foi o envaletamento de banhados.
Ao todo, o 1º Batalhão Ambiental atende 30 municípios da região. Como o patrulhamento é realizado por terra, muitas ocorrências de desmatamento não são verificadas devido ao foco principal ser no meio da mata. Hoje, o patrulhamento deverá ser realizado na região de Carazinho, Soledade e Ibirapuitã.
Fonte: Rádio Uirapuru
Nenhum comentário:
Postar um comentário